JC Rastreamentos

Ande com mais segurança

Dirigir com atenção e responsabilidade é uma obrigação para todos no trânsito e em qualquer veículo. No caso dos motoqueiros, o cuidado precisa ser redobrado para fugir dos acidentes e seus danos materiais e à saúde. Quer andar em segurança na moto? Então veja as dicas que nós da J&C Rastreamento separamos nesse post. Boa leitura! 

1. Mantenha uma distância segura de outros veículos

Além de andar respeitando as orientações do trânsito, para andar em segurança na moto, é preciso se preocupar com os demais, em especial carros e caminhões. Evite andar colado neles, pois uma freada inesperada pode surpreender você e dificultar a reação para uma manobra de defesa.

2. Cuide com os pontos cegos

Os pontos cegos também podem trazer risco para a segurança dos motociclistas. Você é um piloto de primeira viagem? Então, saiba que precisa dar muita atenção à esse aspecto nas esquinas, pois elas podem esconder perigos. Além disso, os carros também entram em ponto cego, então, espere a sua vez quando não sentir segurança em um cruzamento por exemplo.

3. Deixe a manutenção sempre em dia

Você é do tipo que respeita os prazos de manutenção e revisão da moto? Ótimo! Essa prática vai aumentar o tempo de vida útil dos componentes dela e também contribui para você andar em segurança na moto. As revisões detectam peças com falha e não permitem que você pilote com riscos.

Leia também: Rastreador para motos: o que você precisa saber

4. Mantenha os faróis acesos

Um dos componentes verificados na revisão é a luz do farol. Você não pode trafegar sem que os faróis da moto estejam em perfeito estado. A correta sinalização e a iluminação da moto garantem que você seja visto e suas indicações percebidas no trânsito. 

5. Evite acidentes usando a buzina

A buzina tem uma função essencial nos veículos: alertar o risco iminente de um acidente e forçar uma reação protetora. Sempre que identificar essa situação, use a buzina. Evite apertá-la por bobagens pois os demais motoristas podem ser enganados com o barulho.

6. Preste atenção no deslocamento de ar

Quando precisar ultrapassar veículos maiores, como ônibus e caminhões, tenha cuidado com o deslocamento de ar do veículo, que é capaz de desestabilizar a moto. Nas vias de mão dupla também pode ocorrer o problema, então, evite passar muito perto dos veículos em direção contrária e mantenha as mãos firmes no guidão.

7. Redobre a atenção em dias de chuva

Dias de chuva requerem atenção redobrada para você manter a segurança ao andar de moto. Você não pode abrir mão de proteção especial contra a chuva e os cuidados na estrada deves ser maiores. Se os pneus não estão bons, jamais saia com a moto na chuva, pois a pista lisa é mais propensa a acidentes.

8. Use equipamentos de proteção – e de qualidade

Nos dias normais e também na chuva, você precisa de equipamentos de proteção para andar em segurança com a moto. Luvas, capas de chuva, casacos e calças especiais para a moto são necessários. Tudo que puder aumentar sua proteção é bem-vindo. 

9. Invista em um seguro

E para garantir alguma segurança quando os acidentes forem inevitáveis, invista em um seguro para ter ajuda com as despesas que vierem. Mesmo os motociclistas mais cuidadosos não estão livres dos riscos, por isso, prevenir é sempre importante.

Gostou das dicas? Vamos publicar ainda mais conteúdos para ajudar você a andar em segurança na moto e aproveitar ao máximo seu veículo. Acompanhe nosso blog e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *